Corte por Oxi-Propano (Oxicorte)

O oxicorte é uma operação onde um metal (liga de ferro) é aquecido à temperatura de ignição ou queima (abaixo do ponto de fusão) por uma chama oxicombustível (chama de pré-aquecimento).
A seguir, o metal é rapidamente oxidado por um jato de oxigênio (oxigênio de corte). O óxido formado, como também uma pequena região não oxidada circunvizinha, funde-se e flui, sendo expelida pela ação do jato de oxigênio, expondo a este jato mais metal, para a continuidade da reação. 
 A operação prossegue auto-sustentada pois a reação química entre o ferro e o oxigênio dá-se com forte desprendimento de calor (reação exotérmica). Quando combinamos o movimento no sentido e direção desejados, podemos manter a reação controlada, uma vez que o próprio jato de oxigênio remove o material oxidado, permitindo a continuidade desta reação no mesmo sentido do movimento executado.

Corte por Plasma

Corte a plasma é um processo de fusão, em contraste com o oxicorte que é um processo de combustão.
 Durante o processo, um arco elétrico estabelece-se entre um elétrodo (cátodo) e uma peça (ânodo). A ponta do elétrodo fica embutida num bocal de gás com arrefecimento por água ou ar.
O arco e o gás do plasma são forçados a passar por uma área estreita na ponta do bocal. O gás aquecido é ionizado.
Quando o jato do plasma atinge a peça, ocorre uma recombinação (o gás volta ao seu estado normal), e o calor dissipa-se. O material é fundido e removido da sangria pelo fluxo.

Em Resumo...

O oxicorte estabeleceu o modelo para o corte em aço carbono no início do século, e continua a ser muito utilizado.

O corte a plasma foi desenvolvido nos anos 50 para aqueles materiais que não podiam ser oxicortados tais como aço inoxidável, alumínio e o cobre. A sua vantagem principal é a grande produtividade devido a sua alta velocidade de corte.

Devido as suas aplicações específicas, pode-se observar que os processos de corte raramente se sobrepõem nas suas faixas de atuação quanto a espessura de corte, quer dizer, complementam-se, ao invés de competir uns com os outros.